20 março 2007

Segurança na Internet


No dia 14 de Março, o Monte-ACE em parceria com o Núcleo Minerva da Universidade de Évora e o Agrupamento de Escolas de Arraiolos promoveu um Workshop sobre Segurança na Internet. Os participantes nesta sessão foram algumas professoras da Escola EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos, monitores de Espaços Internet do concelho de Arraiolos e técnicos sociais.

O uso cada vez mais crescente da Internet por parte de crianças e jovens levanta algumas questões importantes relativamente à sua segurança e à partilha de dados com desconhecidos. Foi para informar e sensibilizar agentes com responsabilidades pedagógicas no acesso e uso das tecnologias, bem como ao modo correcto de utilizar estas novas tecnologias, que foi organizada esta actividade.

Esta actividade enquadra-se num pacote de iniciativas desenvolvidas pelo Monte - ACE no âmbito do projecto "ParticipAR - Inovação para a inclusão em Arraiolos" apoiado pela Segurança Social e promovido pelo Município de Arraiolos. Estas sessões sobre Segurança na Internet são dirigida a vários públicos como são não só os pais/encarregados de educação. como também os jovens alunos da Escola EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos.

Os formadores destas sessões são o Dr. Rui Gonçalo Espadeiro e a Dr.ª Mónica Aldeia, técnicos do Núcleo Minerva da Universidade de Évora.

As próximas iniciativas vão decorrer no dia 12 de Abril para três turmas do oitavo ano de escolaridade da EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos. A última sessão, no dia 13 de Abril dirige-se a pais e encarregados de educação, realizar-se-á no Centro Social e Recreativo de Cultura e Desporto da Igrejinha a partir das 19 horas.

19 março 2007

Mr. Bean's Holiday trailer #2

O Mr. Bean está de volta ao cinema em Portugal a partir de 29 de Março.
Vê só um pouco do que pode acontecer em "Mr. Bean em Férias"...

15 março 2007

Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais


No próximo dia 11 de Abril vai realizar-se uma acção de formação denominada "Planeamento e Avaliação de Projectos Sociais". O formador será o Dr. António Batista e vai decorrer na sala de formação do Monte-ACE entre as 10 e as 13h e entre as 14 e 17h.
Os principais objectivos são:
- Os formandos no final da sessão deverão ser capazes de desenhar projectos e acções adequadas às necessidades dos destinatários.
- No final da sessão, os formandos estão preparados para avaliar qualitativamente intervenções socio-territoriais.
- Os formandos aprendem metodologias e técnicas de planeamento e avaliação de projectos úteis na nova geração de programas sociais.

Inscrição e informações: Monte - A.C.E.
Rua Joaquim Basílio Lopes, nº 1
7040-066 Arraiolos
tel. 266.490090
fax. 266.419276
monte@monte-ace.pt

Workshop para Jovens sobre "Animação e Empreendedorismo"


No dia 7 de Março, o Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E. promoveu uma actividade designada "Animação e Empreendedorismo". Os participantes desta acção foram 26 jovens da Licenciatura "Animação Socio-Cultural" da Escola Superior de Educação de Beja. Durante a manhã, os alunos ficaram a conhecer o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) e as acções promovidas por esta Organização Não Governamental de Ambiente sedeada no Jardim Público de Évora. Já na vila de Arraiolos, visitaram as instalações do Monte - A.C.E., onde foi apresentada a história, características, recursos e intervenções desta entidade. Ainda durante a manhã, houve ainda tempo para discutir o "Papel do(a) Animador(a) numa Associação de Desenvolvimento Local" com a participação de dois animadores socio-culturais do Monte-A.C.E.
No período da tarde, juntou-se um grupo de 14 alunos do curso de Educação e Formação de Jovens "Instalação de Sistemas Informáticos" da Escola EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos. Através de uma comunicação da Dr.ª Conceição Freixo, os jovens ficaram a conhecer um pouco da recém constituída empresa "Chouriços e Companhia", criada com apoio da Segurança Social através do Programa para a Inclusão e Desenvolvimento - PROGRIDE. Em representação do Centro de Emprego de Évora, a Sr.ª Directora Maria João Candeias e a Dr.ª Manuela Bravo apresentaram os programas Estágios Profissionais e Iniciativas Locais de Emprego. Finalmente, como exemplo de empresa de animação turística foi apresentada a "Rustitur" pelo Dr. Nuno Morte.
Para além dos jovens terem ficado a conhecer alguns apoio existentes para a criação de empresas e para candidaturas a projectos, tiveram oportunidade de debater com profissionais alguns dos desafios encontrados na sua vida profissional e nas suas organizações. A principal mensagem apreendida prende-se precisamente com a ambição de ter objectivos de vida, metas e vontade de exercer uma profissão numa área de interesse.

12 março 2007

Assunto: Divulgação do Seminário Ideoteca.

Os alunos de Animação Sociocultural da ESE de Beja divulgam:

"Somos um grupo informal de alunos do quarto ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja e encontramo-nos presentemente a desenvolver um Projecto de intervenção denominado Ideoteca, como esperamos ser já do Vosso conhecimento.

Este projecto tem como principal finalidade a colmatação da problemática do desemprego jovem, nomeadamente através do incentivo ao espírito empreendedor. Partindo do lançamento de um concurso de ideias, a que várias entidades (a título pessoal ou colectivo) puderam candidatar-se, pretendemos também a concepção e lançamento de um instrumento de apoio ao trabalho de Animadores e outros profissionais: um Cd multimédia que reúna uma série de exemplos de "Boas Práticas", pensadas ou já implementadas, bem como uma lista de links que conduzam a programas e linhas de financiamento possíveis.

O lançamento deste Cd dar-se-á em formato de seminário, a ter lugar na última semana do mês de Março, segunda-feira, dia 26, no Instituto Politécnico de Beja.

Pretende-se que se proporcione uma manhã de reflexão, de troca de informações e experiências. Ali, a temática do empreendedorismo e os principais programas de financiamento serão abordados por diversos Profissionais e remetidos para o campo prático, pela apresentação de alguns projectos. Ao Seminário seguir-se-á uma sessão de esclarecimento, com atendimento individual, mediada por alguns dos nossos parceiros.

(Para mais informações, poderão solicitar através de algum dos contactos apresentados a baixo).

Vimos neste sentido solicitar a Vossa colaboração através da divulgação do evento, pela publicação da nota de imprensa e / ou do pré-programa que seguem junto.

Sem mais de momento, agradecemos desde já a atenção dispensada.

Atenciosamente,

Contactos:

ideoteca@gmail.com

Escola Superior de Educação de Beja

Gabinete de Apoio à Investigação – Ideoteca

Rua Pedro Soares

7800 – 295 Beja

Vera Duarte: 91 92 18 408

Dália Caeiro: 96 43 13 557"

01 março 2007

Curso de Animadores de Campos de Férias

Associação para a promoção cultural da criança
Centro de Formação de Animadores

Curso de Formação de Animadores de Campos de Férias

BEJA

Março / Abril de 2007

O Curso de Formação de Animadores de Campos de Férias, de 56 horas, é composto por vários módulos, tendo por objectivo proporcionar uma formação-base para o desempenho da função de animador:
· Organização e Funcionamento de um Campo de Férias (6 horas)
· Psicopedagogia de Grupos (6 horas)
· Prevenção de Acidentes (4 horas)
· Animação de um Campo de Férias (8 horas)
· Actividades de Exploração do Meio e de Educação Ambiental (8 horas)
· Actividades Lúdicas e Desportivas (8 horas)
· Expressão Plástica (8 horas)
· Expressão Dramática (8 horas)

Após a conclusão do curso, e de acordo com as necessidades da APCC, esta seleccionará animadores estagiários para os seus campos de férias. Estes estágios serão remunerados.

Requisitos necessários:
Idade igual ou superior a 18 anos
11º ano de escolaridade

Taxa de participação:
115,00€

Data de realização:
O curso irá decorrer entre 17 de Março e 22 de Abril de 2007, aos Sábados e Domingos, das 9h30 às 19h00.

Local de realização:
Delegação Regional de Beja do Instituto Português da Juventude (IPJ)

Inscrições:
Pessoalmente no Departamento de Informação da Delegação Regional de Beja do IPJ, na Rua Janeiro Acabado, em Beja
Por CTT para a APCC: Rua da Parreira, 25-27 7920-039 Alvito
Preencher Ficha de inscrição e entregar fotocópia do B.I. e uma fotografia (pode ser fotocópia)
Pagamento da taxa de participação através de cheque (à ordem de APCC) ou transferência bancária (NIB: 0036 0185 9910 0000 7766 7), entregando fotocópia do talão comprovativo. Posteriormente a APCC emitirá o respectivo recibo.
Em opção toda a documentação e o talão multibanco podem ser enviados por fax ou e-mail para a APCC - fax: 284 485 553; e-mail: apcc.sul@netcabo.pt.

Para mais informações e esclarecimentos contactar o Departamento de Informação da Delegação Regional de Beja do IPJ pelo telefone n.º 284 314 900 ou a APCC pelo telefone nº 284 485 554.