11 março 2010

“Cidadão que cuida, Comunidade que faz crescer”



A Associação “Chão dos Meninos” vai dinamizar a 5ª Semana da Prevenção dos Maus Tratos Infantis entre os dias 24 a 30 de Maio de 2010, continuando a iniciativa lançada em 2006.
Pretende-se que a mesma tenha efeitos multiplicadores, isto é, que mobilize toda a comunidade do distrito de Évora para a tarefa de bem tratar as crianças e jovens, fazendo-os crescer no respeito e na plena satisfação dos seus direitos e para uma cidadania plena.
Este ano, propomos o desenvolvimento de acções que incidam sobre Vínculos e Vinculações, na família e na comunidade. A qualidade dos Vínculos assume um papel muito importante no desenvolvimento das crianças e jovens ao constituir a base das relações que estes estabelecem com os diferentes actores do seu sistema, a começar na família e a prolongar-se na relação com os pares, os professores, os técnicos das instituições e os restantes membros da comunidade em que estão inseridos.
Esta iniciativa pretende mostrar a importância da comunidade como base de apoio à Infância e Juventude, na promoção de vínculos seguros e saudáveis.

Objectivos:
1- Promover a consciencialização das comunidades para a problemática dos maus tratos infantis em torno de uma perspectiva de Prevenção.
2- Fomentar a mobilização da Comunidade em função da causa “Criança”/”Direitos da Criança”/”Bem-estar da Criança”.
3- Desenvolver estratégias de Prevenção Primária dos maus tratos infantis
4- Despertar a Comunidade para a importância do estabelecimento de vínculos saudáveis como forma de prevenção dos maus tratos infantis.

Actividades:
1- Seminário “ Vínculos e Vinculações”
2- Workshops
3- Actividades socioculturais
4- Acções de sensibilização/formação
5- Exposições
6- Tertúlias, etc

Sem comentários: