12 outubro 2010

11ª MOSTRA GASTRONÓMICA DE ARRAIOLOS



Câmara Municipal de Arraiolos
Secretariado/Informação

11ª MOSTRA GASTRONÓMICA DE ARRAIOLOS
Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada
Arraiolos Multiusos - 30 de Outubro a 7 de Novembro de 2010

A Câmara Municipal de Arraiolos realiza a 11ª Mostra Gastronómica de Arraiolos de 30 de Outubro a 7 de Novembro, no Arraiolos Multiusos, a qual se insere na acção de divulgação e promoção do concelho, integrando o respectivo programa, a gastronomia e o artesanato mais representativo de Arraiolos – O Tapete de Arraiolos -, bem como um conjunto de produtos locais ligados à terra e ao sector do turismo.

A gastronomia tradicional é uma componente importante da actividade turística do concelho de Arraiolos.
Aqui marcam presença a cozinha Arraiolense, pródiga em aromas e sabores, acompanhada pelo nosso vinho de castas seleccionadas, indispensável em qualquer repasto, e, a doçaria conventual que fará as delícias dos que tiverem a oportunidade de a saborear.
Numa breve visita ao mundo imenso da nossa tradição gastronómica, junto aos sabores dos pratos tradicionais, encontramos os enchidos e os vinhos, os queijos e o mel, a doçaria e os licores numa mistura de sabores vindos de tempos imemoriáveis mas que lograram chegar aos nossos dias.
Entre usos e costumes marcados pelo tempo, vindos da azafama do campos e feitos tradição, encontram-se muitas das raízes da nossa gastronomia.

Da “Empada de Arraiolos” ouvimos relatos diversos desde há longos anos.
Apreciada e procurada pela sua fama, a “Empada de Arraiolos” merece pois, à semelhança de outros produtos locais de qualidade, sem permitir mais delongas, a sua valorização nas vertentes históricas, culturais mas sobretudo na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e dinamização da economia local, considerando que as Empadas de Arraiolos são uma referência na gastronomia local.
A “Mostra de Empadas” a decorrer no “Arraiolos Multiusos” durante a 11ª Mostra Gastronómica consiste na apresentação e venda deste produto pelos estabelecimentos do concelho devidamente licenciados para a sua comercialização.

Aos “sabores” da cozinha aliamos os “saberes” do artesanato.
Os Tapetes de Arraiolos são na sua história de séculos um património inestimável da Vila que lhe deu o seu próprio nome.
A Feira do Tapete de Arraiolos promovida pela Câmara Municipal insere-se na acção municipal de divulgação e promoção das potencialidades do nosso concelho e representa um momento importante para quem deseja conhecer mais dos saberes desta arte.
O “Tapete de Arraiolos” constitui um marco único, com elevado interesse cultural e sócio-económico, cuja origem em Arraiolos é um elemento identificativo de valor histórico deste nosso artesanato, genuíno e conhecido em todo o Mundo, o qual merece a promoção, valorização e defesa, enquanto arte antiga feita de muitos saberes.


Arraiolos, 12 de Outubro de 2010

Sem comentários: