22 dezembro 2005

Redes e-U ajudam a traçar estratégias de massificação das tecnologias no ensino superior


Está ser desenvolvido no âmbito do projecto e-U Campus Virtuais um sistema de monitorização das redes wireless instaladas nas 57 instituições de ensino superior aderentes à iniciativa. O sistema, desenvolvido pela FCCN, permitirá ter dados em tempo real sobre a utilização das redes que são peça central no projecto de webização dos serviços académicos, em marcha desde 2003.

De acordo com as previsões da UMIC, em Março do próximo ano será já possível "ter informações agregadas e em tempo real sobre a utilização das redes e-U em todo o país", explica João Ricardo Vasconcelos. Responsável pela implementação do projecto, a Agência para a Sociedade do Conhecimento vê o sistema de monitorização como um instrumento de apoio para "melhor traçar estratégias de massificação das tecnologias no ensino superior" e espera que este ajude a "promover uma cultura de avaliação de todo o investimento até agora realizado no âmbito do e-U".

O projecto dos Campus Virtuais envolve a grande maioria das instituições de ensino superior do país, que estão actualmente a concluir os trabalhos de implementação da rede e dos serviços obrigatórios.

Recorde-se que a participação na iniciativa implica o comprometimento por parte das instituições a disponibilizarem um conjunto de serviços digitais mínimos, que entre serviços administrativos e académicos totalizam 38 funcionalidades disponibilizadas online, ao serviço de professores e alunos.

Sem comentários: