29 agosto 2007

Escritores e Serviço Público de Televisão

Na semana em que o panorama cultural português em geral, e a escrita em particular, ficou de luto com o falecimento de Eduardo Prado Coelho, lembrei-me de algumas boas recordações do período estival. Durante os últimos dias, tive oportunidade de aprender com alguns interessantes documentários oferecidos pela RTP, em particular o documentário sobre o centenário do nascimento do escritor Miguel Torga intitulado "MIGUEL TORGA - O MEU PORTUGAL" e Luís Pacheco "MAIS UM DIA DE NOITE".
Enquanto jovem, entendo que é com programas deste tipo que os cidadãos (mais ou menos novos), podem ficar a conhecer mais sobre os escritores portugueses que tão bem escrevem, independentemente das correntes literárias onde são rotulados como tão bem Pacheco ironizou. Independemente de cada um de nós, gostar ou não da sua escrita, foi possível compreender o percurso destes homens, como dizia Ortega y Gasset "o Homem é ele e as suas circunstâncias".
O serviço público de televisão com este tipo de programação está a cumprir integralmente as suas obrigações e sem dúvida a tornar este país mais inteligível.

Sem comentários: