16 novembro 2007

Workshop "Apresentação do Estudo das Empresas de Inserção"

Data: 28 de Novembro de 2007
Local: Palácio D. Manuel

OBJECTIVOS
Os objectivos que norteiam a nossa proposta para este fórum são os seguintes:
a Reflectir sobre as potencialidades e debilidades do Programa das Empresas de Inserção em geral e dos resultados obtidos na Região Alentejo em particular; a efectuar a apresentação do Estudo das Empresas de Inserção realizado pela REAPN; a Fomentar o debate e a troca de experiências entre os promotores de empresas de inserção.

DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE
Trata-se da realização de um fórum que visa proceder a uma reflexão sobre as debilidades e as potencialidades das empresas de inserção durante o período de vigência do programa, avaliando o seu impacto nomeadamente em termos do nível de empregabilidade que realmente foi possível concretizar.
Tal impacto será apresentado quer pela via do Instituto do Emprego e Formação Profissional quer pela via da apresentação do estudo realizado pela REAPN.
Paralelemante serão apresentadas duas experiências de empresas de inserção que conseguiram obter um destaque significativo quer pela via da originalidade (a Rádio Campo Maior criada pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior) quer pela via da empregabilidade efectiva (Empresa de Apoio Domiciliário da Cáritas Diocesana de Évora).
Ao longo de toda a acção será fomentado o debate entre todos os seus intervinientes.

Os actores-chave a integrar no fórum serão: a REAPN, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a Caritas Diocesana de Évora, outros promotires de empresas de inserção bem como outras ONG’s do distrito de Évora.


PROGRAMA PROVISÓRIO
14.00h – “Potencialidades e Debilidades das Empresas de Inserção na Região Alentejo”
Delegação Regional do IEFP

14.30h – Apresentação do Estudo das Empresas de Inserção
(Dr. Júlio Paiva – Rede Europeia Anti-Pobreza)

15,00h - A experiência da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior: a originalidade
15.30h – A experiência da Caritas Diocesana de Évora: a empregabilidade

16.15h – Debate

Sem comentários: