11 janeiro 2008

Espaço Internet "Monitor Amigo - Fase II


Durante o ano de 2007 esteve em funcionamento o Espaço Internet "Monitor Amigo" - Fase II. no âmbito do programa "Clique Solidário" com apoio do Instituto da Segurança Social.
Este Espaço cumpriu em 2007 os objectivos traçados, senão vejamos, neste ano muitos jovens acederam ao Espaço Internet para utilizar a Internet, aceder aos endereços electrónicos, fazer os trabalhos de casa e até jogar na Internet. Neste ano, foram certificados oitenta cidadãos através da realização do exame conducente ao Diploma de Competências Básicas (D.C.B.).
O Espaço Internet "Monitor Amigo" alcançou resultados verdadeiramente positivos nas acções de formação que desenvolveu durante 2008. Uma nota particularmente relevante para as acções de formação efectuadas junto de duas dezenas de idosos do concelho de Arraiolos. Foi ministrada formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.) aos alunos da Escola Sénior do Mundo Rural, por conseguinte, os alunos seniores de São Gregório, Aldeia da Serra, Vimieiro, Santana do Campo e Igrejinha aprenderam a escrever textos no Microsoft Word, a enviar mensagens através do correio electrónico e a pesquisar na Internet.
As mulheres desempregadas foram um dos público-alvo destas acções de formação, neste sentido foram transmitidos conhecimentos informáticos a cerca de uma dezena de mulheres desempregadas do Vimieiro, da Igrejinha, de Santana do Campo e de Arraiolos.
Last but not the least, as crianças, junto destas foram feitas acções de formação e consequente certificação em T.I.C. a quinze crianças. No que concerne aos jovens, constatamos que muitos procuraram fazer o exame para o D.C.B. dispensando a formação uma vez que já detêm muitos conhecimentos na utilização da informática.
A comunidade atribui cada vez mais importância à certificação de competências, cerca de trinta pessoas no activo procuraram adquirir o D.C.B. em T.I.C., destaque por exemplo para a acção de formação desenvolvida em parceria com os Bombeiros Voluntários de Arraiolos, esta culminou na realização do exame conducente ao D.C.B.
Uma nota para destacar o seguinte facto, em 2007 foi possível ministrar formação e certificar competências a cidadãos estrangeiros a residir no concelho de Arraiolos.
Por último, o blogue "Monitor Amigo" continua a marcar presença na Internet e cada vez com mais conteúdos em http://www.monitoramigo.blogspot.com
Durante o ano de 2008, o Espaço Internet vai manter-se aberto ao público, estão previstas mais acções de formação e de certificação, quem estiver interessado em aprender mais sobre a sociedade do conhecimento sabe onde encontrar @ Monitor(a) Amig@.

Sem comentários: