16 outubro 2008

Universidade Rural Europeia 2008


A Universidade Rural Europeia decorreu entre 12 e 15 de Junho de 2008 no Colégio de Turismo e Ecologia de Sucha Beskidzka no Sul da Polónia. O tema desta Universidade Rural Europeia foi "O Desenvolvimento das Áreas Rurais na Europa: Educação, Cultura e Tradição como fonte de Inovação e Modernidade".

Na sessão de abertura usou a palavra o Sr. Presidente da APURE - Camilo Mortágua e a Sr.ª Directora do Colégio - Maria Grzechynka. A sessão plenária deste primeiro dia denominou-se "Políticas, tendências e expectativas no desenvolvimento das áreas rurais na Europa".

No dia 13 de Junho de 2008 realizou-se um bloco com três apresentações de representantes de várias organizações das suas experiências no desenvolvimento inovador das áreas rurais.
A primeira comunicação coube aos representantes da Húngria. O título da comunicação foi "Mulheres Empreendedoras para o Mundo Rural".
João Antunes - técnico do Monte- A.C.E. - apresentou a seguinte comunicação "Desenvolvimento Rural em Portugal - a experiência do Monte: nova oportunidade?".
Finalmente, Jorge Cruz - Director da A.D.I.M. - apresentou a comunicação denominada "A Estratégia de divulgação e promoção das potencialidades locais nas áreas do Turismo, Paisagem e Património em Monsaraz - Alentejo - Portugal".

Este evento foi dinâmico e permitiu estreitar as relações entre Este e Oeste Europeu. A URE 2008 assentou em workshops e permitiu aos participantes a divulgação de experiências e casos de sucesso em termos de boas práticas no desenvolvimento das áreas rurais.

Sem comentários: