03 dezembro 2008

CEAI - CENTRO DE ESTUDOS DA AVIFAUNA IBÉRICA DEDICA DEZEMBRO À CULTURA RURAL DO ALENTEJO


O Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) e a Associação para o Desenvolvimento do Alentejo (Monte, ACE) dinamizam durante o mês de Dezembro o espaço Portugal Rural (ww.portugalrural.com.pt), localizado no bairro de Campo de Ourique, um local de dinamização e divulgação do mundo rural português.

A iniciativa teve início no dia 2 Dezembro e decorrerá até ao final do mês com o objectivo de promover e valorizar o património natural presente no coração do Alentejo, especialmente da região de Moura-Mourão-Barrancos. No espaço Portugal Rural será possível conhecer e compreender o valor e a dinâmica de alguns dos mais extraordinários ecossistemas existentes no nosso País, sensibilizar para a importância de proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, destacar a intervenção do CEAI e da Monte ACE na área do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo de quatro semanas, serão desenvolvidas várias actividades, nomeadamente uma exposição sobre o património natural da região Moura-Mourão-Barrancos, duas oficinas para crianças “Sons da Noite” e “Jardim dos Aromas da Terra,”várias sugestões de leitura “Cantinhos dos Pássaros” - bibliografia seleccionada dedicada ao estudo das aves que habitam na região, dicas e sugestões sobre variadas questões ambientais e um workshop de culinária de “Cogumelos Alentejanos”, que irá abordar os principais truques sobre a conservação e confecção deste recurso micológico e onde não faltarão diferentes espécies de cogumelos regionais para saborear.

Programa
02 a 31 (10:00 | 19:00) Exposição Moura-Mourão-Barrancos
Cantinhos dos pássaros (sugestões de leitura)
05 (10:30 | 12:30) Oficina para crianças “Sons da Noite”
11 (18:00 | 20:00) Workshop de culinária “Cogumelos Alentejanos”
12 (10:30 | 12:30) Oficina para crianças “Jardim dos Aromas da Terra”

SOBRE O CEAI
O Centro de Estudos da Avifauna Ibérica é uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos, com sede em Évora, com origem nos finais da década de 70 por iniciativa de um grupo informal de jovens entusiastas pela observação de aves. Constituído formalmente em 1991, o CEAI tem a sua actividade centrada na educação e informação ambiental, em acções de investigação/conservação de espécies. Geograficamente, a sua intervenção é dirigida para o Sul do País, nas regiões do Alentejo e Algarve.

SOBRE A MONTE, ACE
O Monte é uma Associação de Desenvolvimento Local com sede na Vila de Arraiolos. É uma entidade privada sem fins lucrativos que reveste a forma jurídica de Agrupamento Complementar de Empresas, e foi criada a 26 de Junho de 1996. A sua criação resulta de uma aposta num projecto de desenvolvimento rural para a Região do Alentejo Central, feita por quatro Associações de Desenvolvimento Local (ADLs). A sua intervenção baseia-se na complementaridade encontrada entre as 4 ADL's para a definição de um projecto de desenvolvimento rural para o Alentejo Central, numa perspectiva integrada e sustentável do território. Mais informações em www.monte-ace.pt.

SOBRE A LOJA PORTUGAL RURAL
É um espaço comercial localizado em Campo de Ourique, um bairro tradicional de Lisboa, dedicado à promoção do mundo rural e dos territórios LEADER. Com o objectivo de promover as regiões, suas gentes e culturas a empresa Proregiões, associa-se a nove associações de desenvolvimento rural, surgindo a loja Portugal Rural como resultado do esforço colectivo e de estratégias convergentes das associações dispersas no território nacional que sentiram a necessidade de tecer em comum uma rede urbana para a valorização dos produtores e produtos dos seus territórios.

CONTACTOS
Sede Social: Rua do Raimundo, 119
Apartado 535, 7002-506 Évora
Telefones: +351 266 746 102 /+351 962 092 624
Fax: +351 266 745 782
E-mail: info@ceai.pt | Web: www.ceai.pt
Contacto: Linda Morango | lmorango@ceai.pt
Tm: +351 92 741 98 56

Sem comentários: