04 novembro 2009

O conhecimento sobre as TIC como contributo para a criatividade e inovação na vida profissional e pessoal

A direcção do Centro de Investigação em Sociologia e Antropologia (CISA), e o Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, têm o grato prazer de vos anunciar que, no próximo dia 11 do corrente mês (uma 4ª feira), e 09 de Dezembro (uma 4ª feira também), levam a cabo a iniciativa de que abaixo se dá conhecimento, a qual decorre em colaboração com o Centro de Investigação em Tecnologias da Informação e, com o Centro de Tecnologias Educativas, ambos da Universidade de Évora.

Convidamos todos(as) interessados(as) a estarem presentes em ambas as datas, solicitando divulgação das sessões referidas, dado interesse das comunicações que vão ser apresentadas.

Com os melhores cumprimentos.

Pela organização

Marcos Olímpio

TÍTULO DA INICIATIVA

O conhecimento sobre as TIC como contributo para a criatividade e inovação na vida profissional e pessoal

DATA

1ª Sessão: 11 de Novembro / 2009 (14.00 – 16,30 horas)

2ª Sessão: 09 de Dezembro / 2009 (14.00 – 16,30 horas)


LOCAL

Universidade de Évora – Sala 124 do Colégio do Espírito Santo, Largo dos Colegiais.


FUNDAMENTAÇÃO

Existe uma vasta panóplia de funcionalidades que as TIC proporcionam aos utilizadores informados. Novas perspectivas se abrem nomeadamente a um vasto conjunto de profissionais de Organizações Sem Fins Lucrativos e do Sector Público, bem como a outros interessados em geral.

No ano internacional da Criatividade e da Inovação justifica-se assim a realização duma iniciativa que possibilite aos destinatários, o aprofundamento dos respectivos conhecimentos sobre o tema, de forma a que, na sua actividade profissional e na sua vida pessoal, possam retirar das TIC todas as potencialidades oferecidas por estas ferramentas promovendo actividades mais criativas e inovadoras.


DESTINATÁRIOS / PÚBLICO-ALVO

Interessados na problemática das Tecnologias de Informação.

Docentes, Discentes e Funcionários da Universidade de Évora.

Associados do Centro de Investigação em Sociologia e AntropologiaAugusto da Silva”.


OBJECTIVOS

Geral

Alargar conhecimentos dos participantes que lhes permitam uma intervenção mais criativa e inovadora através da utilização das TIC.

Específicos

Aumentar conhecimentos sobre:

· O Panorama actual das TIC (quais são os ferramentas disponíveis e funcionalidades que interessa dominar);

· A As perspectivas e potencialidades que se abrem sobre esta temática (ferramentas emergentes e futuras, e, funcionalidades susceptíveis de virem a ser criadas bem como competências que devem ser dominadas para utilização das referidas ferramentas);

· P Panorama e perspectivas das TIC na Universidade de Évora;

· P Panorama actual e perspectivas sobre a e-Sociedade;

· A Aspectos sociológicos da Sociedade da informação e do conhecimento, com destaque para o ciberespaço.

PROGRAMA (PROVISÓRIO)

Dia 11/Novembro

14,15h - Sessão de abertura (Representante da Escola de Ciências Sociais)

14,30h -Panorama actual das TIC (ferramentas e funcionalidades) e perspectivas a curto e médio prazo para as TIC (ferramentas e funcionalidades) / Internet 1 e Internet 2. (Prof. Paulo Quaresma – Representante do Centro de Investigação em Tecnologias da Informação da Universidade de Évora)

15,00h - Panorama actual e perspectivas sobre a e-Sociedade (Mestre José Saragoça – Dep. de Sociologia da Universidade de Évora)

15,30 - Aspectos sociológicos da Sociedade da informação e do conhecimento: o Ciberespaço (Prof. Carlos Silva – Dep. de Sociologia da Universidade de Évora)

16,00h – Debate

16,30h – Conclusões da sessão

(Moderadora: Profª Saudade Baltazar – Dep. de Sociologia)


Dia 09/Dezembro

14,15 – Alocução introdutória (representante do CISA)

14.30h - O Centro de Tecnologias Educativas: apresentação e cenários de futuro (Profª Maria Potes Barbas – Centro de Tecnologias Educativas da Universidade de Évora)

15,00h – Conhecimentos indispensáveis para se tirar partido das TIC (Prof. Joaquim Godinho - Director dos Serviços de Informática da Universidade de Évora)

15,30h – Debate

16,00h – Leitura das conclusões

16,30h – Encerramento

(Moderador: Prof Domingos Braga – CISA-AS e Dep. de Sociologia da Universidade de Évora)

Sem comentários: