26 outubro 2010

Agrupamento MONTE em parceria com a APF Alentejo e a Animar, organiza Marcha pela Igualdade de Género


No dia 24 de Outubro, domingo, realizou-se na vila de Arraiolos uma “Marcha pela Igualdade”, uma iniciativa organizada pelo Agrupamento MONTE (Projecto Mirabal - Mulheres Sem Medo), em parceria com a APF Alentejo e a Animar (Projecto Igualdade é Desenvolvimento), com vista à sensibilização da comunidade arraiolense para a temática da Igualdade de Género.
A Marcha pela Igualdade partiu do Jardim Público às 15h, tendo parado junto ao Tribunal de Arraiolos, onde com o apoio do Grupo de Teatro Amador de Arraiolos “Dupla Personalidade” se realizaram esculturas humanas onde se evidenciaram as desigualdades que ainda hoje persistem ao nível mundial relativamente à questão do direito à educação. Uma escultura evidenciando as desigualdades ao nível das oportunidades foi representada também por este grupo de jovens em frente à Câmara Municipal de Arraiolos, onde se concentraram alguns cidadãos para assistir ao evento.
Outra instituição emblemática naquela comunidade é a GNR, onde foram apresentadas esculturas humanas que deixavam perceber a desigualdade ao nível das relações de género, sendo perceptível ainda a dominância do Homem sobre a Mulher e a forma maltratante e desrespeitosa como por vezes esta última ainda é tratada. Agradeceu-se aos agentes da GNR o trabalho que realizam no âmbito da intervenção nos casos de violência doméstica, apelando à continuidade do bom trabalho junto da comunidade.
A última escultura foi apresentada no Centro de Saúde de Arraiolos, onde foi solicitada a atenção dos profissionais de saúde para a desigualdade de género ao nível dos direitos à saúde. A Dra. Natália Oliveira, monitora do ROTEIRO 3456 da APF Alentejo, salientou o facto da saúde das mulheres nalguns países não ser ainda uma prioridade e do impacto directo que isso tem na saúde física da sua família e também nos efeitos directos no desenvolvimento das economias dos países. Salientou-se ainda a necessidade de ser dada maior atenção aos cuidados com a saúde materna e os métodos contraceptivos, a par de uma educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva nos países do Sul.


Os últimos momentos do evento ficaram marcados pelos espectáculos de dança, protagonizados por NRG - Grupo de Hip Hop e pela Classe de Ritmus de Santana do Campo. Um destaque também para actuação do Grupo de Teatro Amador de Arraiolos "Dupla Personalidade" com a peça: “E o Inferno aqui ao lado”, que deram à actividade um maior protagonismo.
Ao longo da tarde distribuíram-se 116 postais ODM, dando conta do número de participantes que estiveram presentes no evento (de uma campanha lançada pela APF), 50 t-shirts (cedidas pela Animar) e elaboraram-se mensagens que foram sendo afixadas no “Mural da Igualdade”.
Definitivamente, um exemplo de boas práticas e de boas parcerias institucionais relativamente a acções no âmbito da promoção da Igualdade de Género.

Sem comentários: