15 março 2007

Workshop para Jovens sobre "Animação e Empreendedorismo"


No dia 7 de Março, o Monte - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E. promoveu uma actividade designada "Animação e Empreendedorismo". Os participantes desta acção foram 26 jovens da Licenciatura "Animação Socio-Cultural" da Escola Superior de Educação de Beja. Durante a manhã, os alunos ficaram a conhecer o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI) e as acções promovidas por esta Organização Não Governamental de Ambiente sedeada no Jardim Público de Évora. Já na vila de Arraiolos, visitaram as instalações do Monte - A.C.E., onde foi apresentada a história, características, recursos e intervenções desta entidade. Ainda durante a manhã, houve ainda tempo para discutir o "Papel do(a) Animador(a) numa Associação de Desenvolvimento Local" com a participação de dois animadores socio-culturais do Monte-A.C.E.
No período da tarde, juntou-se um grupo de 14 alunos do curso de Educação e Formação de Jovens "Instalação de Sistemas Informáticos" da Escola EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos. Através de uma comunicação da Dr.ª Conceição Freixo, os jovens ficaram a conhecer um pouco da recém constituída empresa "Chouriços e Companhia", criada com apoio da Segurança Social através do Programa para a Inclusão e Desenvolvimento - PROGRIDE. Em representação do Centro de Emprego de Évora, a Sr.ª Directora Maria João Candeias e a Dr.ª Manuela Bravo apresentaram os programas Estágios Profissionais e Iniciativas Locais de Emprego. Finalmente, como exemplo de empresa de animação turística foi apresentada a "Rustitur" pelo Dr. Nuno Morte.
Para além dos jovens terem ficado a conhecer alguns apoio existentes para a criação de empresas e para candidaturas a projectos, tiveram oportunidade de debater com profissionais alguns dos desafios encontrados na sua vida profissional e nas suas organizações. A principal mensagem apreendida prende-se precisamente com a ambição de ter objectivos de vida, metas e vontade de exercer uma profissão numa área de interesse.

Sem comentários: