04 junho 2008

Voluntariado em Campo de Férias

VOLUNTARIADO EM CAMPO DE FÉRIAS

(Área/actividades: Infância; deficiência / acompanhamento pessoal; actividades de animação)

A APCE oferece a voluntários a oportunidade de participação no Campo de Férias não Residencial Verão ’08, desenvolvendo actividades de acompanhamento a crianças com e sem necessidades educativas especiais, durante os meses de Julho e Agosto, na Quinta Pedagógica do Pomarinho.

O que é a Quinta Pedagógica do Pomarinho | A.P.C.E.?
A Quinta Pedagógica do Pomarinho é um espaço onde a diferença manda, onde todos somos iguais e onde podemos, de uma forma privilegiada, ter acesso a espaços e pessoas muito especiais: os próprios visitantes da quinta.

Sendo, como outras, uma Quinta Pedagógica, ou seja, um espaço de promoção das coisas do campo de uma forma real, com um contacto directo com as mesmas, esta Quinta é especial porque tem como objectivo principal a inclusão e integração de crianças com e sem deficiência.

Procuramos conhecer o campo, e a sua diversidade, de uma forma criativa e interactiva, não só através da pedagogia, mas também com a iniciativa de cada um em transformar este espaço na sua própria Quinta.

O que é o Campo de Férias Não Residencial Verão’08?
Este projecto vai de encontro a um problema bem patente na cidade de Évora: a escassa oferta de espaços de ocupação de tempos livres para crianças, nas férias escolares, e que integrem crianças com necessidades especiais.

Como tal, com a criação deste Campo de Férias Não Residencial, pretendemos colmatar esta necessidade bem presente para os encarregados de educação, que se deparam com a escassa oferta deste tipo de espaços durante estes períodos.

Quais os objectivos a que nos propomos?
- Estimular o desenvolvimento global da criança, no respeito pelo meio ambiente, favorecendo aprendizagens significativas e diferenciadas;

- Fomentar uma dinâmica de relação com o meio ambiente, em que a criança é influenciada mas também influencia;

- Educar para o respeito e apreço pelas tradições rurais e, em particular, pelas tradições alentejanas.

Como pode contribuir?
Podem participar neste projecto pessoas entre os 18 e os 65 anos com tempo livre, que gostem de desenvolver actividades com crianças e que em regime de voluntariado se disponibilizem para as acompanhar, promovendo um contacto inter geracional.

Qual o perfil pedido?
- Capacidade para acompanhar crianças entre os 4 e os 12 anos, com e sem necessidades educativas especiais, durante o Campo de Férias Não Residencial Verão’08, proporcionando-lhes momentos de bem-estar e de inter ajuda;

- Disponibilidade de 30 de Junho a 29 de Agosto, de 2ª a 6ª feira, entre as 9h00 e as 17h00;

- Disponibilidade para assumir um compromisso mínimo de duas vezes por semana, em horário a acordar com a instituição.

O que nós oferecemos?
- Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;

- Transporte;

- Seguro;

- Certificado de prática de voluntariado.

Se tem interesse neste projecto e vontade de participar contacte o Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida até ao dia 23 de Junho.

Banco de Voluntariado
Fundação Eugénio de Almeida
Tel: (+351) 266 748 300
Telem: (+351) 961 521 344
Fax: (+351) 266 748 349
E-mail: bancodevoluntariado@fea-evora.com.pt
Site: http://www.fea-evora.com.pt/banco-voluntariado

Sem comentários: