05 março 2009

Projecto "Mirabal - Mulheres Sem Medo"


O Monte, em parceria informal com o Lar de Helena, está a desenvolver o Projecto Mirabal - Mulheres Sem Medo. O objectivo principal desta iniciativa é o combate à Violência Doméstica e a Promoção da Igualdade de Género. Para tal, pretende desenvolver ao longo de dois anos várias acções de sensibilização e informação para a comunidade, em geral e para públicos estratégicos, em particular. Tem também a funcionar um Gabinete de Atendimento a Mulheres Vitimas de Violência Doméstica, com apoio psicológico, social e jurídico.

Os destinatários deste projecto são as mulheres vítimas de violência doméstica, a comunidade em geral e jovens a partir do 3.º ciclo.

O projecto vai decorrer durante 26 meses. Termina em Dezembro de 2010.

O projecto foi divulgado numa mesa redonda no dia 12 de Fevereiro no Diário do Sul. A Rádio Telefonia do Alentejo transmitiu a apresentação pública que contou com a participação de Eduardo Figueira (presidente do Conselho de Administração do Monte - ACE); Jerónimo Loios (Presidente do Município de Arraiolos); Augusta Barbosa (Técnica do Lar de Santa Helena) e Ana Beatriz (Jurista)
Neste link [http://videos.sapo.pt/UZG24YEIkWKg5D8zb2lB] pode ver algumas entrevistas após a sessão de apresentação do projecto Mirabal- Mulheres Sem Medo
Têm vindo a ser feitas diversas sessões de divulgações do projecto junto de entidades da administração local, entidades públicas e instituições privadas sem fins lucrativos no concelho de Arraiolos.
O Agrupamento de Escolas de Arraiolos tem prestado apoio a esta iniciativa em particular o Gabinete de Saúde e Bem-Estar da Escola Cunha Rivara.

Para já estão confirmadas acções de sensibilização em Igualdade de Género para professores e auxiliares de acção educativa da Escola EB 2/3 Cunha Rivara de Arraiolos nos dias 4 e 5 de Março respectivamente.
No dia 11 de Março haverá uma acção de sensibilização em Violência Doméstica para técnicos de organizações associadas do Núcleo Distrital de Évora da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal.
Vão desenvolver-se acções de sensibilização de violência no Namoro para jovens do 8.º B, Curso de Informática do 12.º CEF e da turma 8.º D de Teatro.
8 de Março é o Dia Internacional da Mulher, o projecto associa-se uma série de iniciativas locais que vão decorrer nas freguesias do concelho de Arraiolos.


O projecto consiste em 8 acções.

1. Gabinete de Atendimento a Mulheres vítimas de violência doméstica, com apoio psicológico, social e jurídico.
Este Gabinete funciona na Rua dos Bombeiros Voluntários n.º 14 em Arraiolos (Antiga Oficina da Criança).
O horário de funcionamento é: 2.ª feira > 16-20h; 3.ª feira > 18-20h e 4.ª feira > 9-11h

2. Concepção e manutenção de um Fórum Online para apoio e informação a vítimas de violência doméstica.
Nesta actividade enquadra-se a existência de um Fórum na Internet localizado em http://lardesantahelena.com.sapo.pt

3. Acções de Sensibilização para a Igualdade de Género e Prevenção da Violência

4. Desenvolvimento de Seminários Temáticos sobre a Igualdade de Género de Violência Doméstica

5. Semana da Prevenção "Violência Off" com Seminário Transnacional

6. Reforço de Competências Técnicas no combate à violência doméstica e promoção da Igualdade de Género

7. Acções de apoio e reforço de competências a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

8. Articular a intervenção e disseminar os resultados em plataformas regionais e supra-regionais


O projecto Mirabal _ Mulheres Sem Medo é apoiado pelo Eixo 7 - Igualdade de Género do Programa Operacional do Potencial Humano.

Contactos:
Monte - ACE
Rua Joaquim Basílio Lopes, n.º 1 | Arraiolos
tel. 266490090 | fax. 266419276
monte@monte-ace.pt
http://www.monte-ace.pt

Lar de Santa Helena
Rua dos Mercadores n.º 80 A | Évora
tel. 266706223 | fax. 266706223
lardesantahelena.tec@sapo.pt
http://lardesantahelena.com.sapo.pt

Sem comentários: