15 maio 2007

Breves reflexões sobre Encontro Transfronteiriço de Iniciativas de Juventude

O Encontro Transfronteiriço de Iniciativas de Juventude realizado no passado dia 12 de Maio na Orada em Borba merece algumas notas:
1.º O Programa Juventude vai ter um orçamento de 800 milhões de Euros até 2013. Entre muitas possibilidades, os jovens vão ter oportunidade de ir para o estrangeiro fazer cursos de línguas, o Programa Juventude apoia este tipo de iniciativas.
2.º A consciência europeia tem de ser mais importante do que certas questões nacionais. É essencial haver proximidade a nível europeu. A Globalização tem algumas oportunidades, por exemplo, aumenta a proximidade e mobilidade entre pessoas.
3.º De um modo geral, os jovens desconhecem os instrumentos de apoio às iniciativas jovens.
4.º Necessidade de haver uma ideia, vontade e disponibilidade, no fundo um rumo. As asssociações dispõem de poucos recursos e em muitos casos são pau para toda a obra. Assim, é fundamental haver maior organização no sentido de ultrapassar a pequena dimensão actual dessas associações.
5.º Importância dos Municípios e Associações de Desenvolvimento Local no sentido de dinamizar acções relacionadas com a Juventude e Educação Não Formal.
6.º O I.P.J. mais do que um fiscalizador, é um parceiro, apoia e presta auxílio às associações na instrução de candidaturas.
7.º No sentido de aprender boas práticas podemos olhar para os vizinhos espanhóis, estes criaram uma infra-estrutura que está aberta 24 horas por dia e presta valências diversas como: cultural, desportiva, associativa, formativa. Em Borba, através do projecto transfronteiriço "Pira-te Já" irá ser criado um Fórum Transfronteiriço no sentido de apoiar iniciativas de jovens.
8.º Acções que ainda falta fazer no âmbito do projecto "Pira-te Já": acção de formação para dirigentes associativos; Encontro Transfronteiriço; Concurso de Fotografia Transfronteiriço.
9.º A participação dos jovens é necessária e essencial, neste sentido é vital fazer acções de divulgação junto da juventude e envolver estes o mais possível desde a fase de planeamento, execução e avaliação de projectos.
10.º Os resultados e a avaliação são mais visíveis depois de alguns anos do final do projecto, mas a sustentabilidade é o mais importante assim como as ligações entre organizações e pessoas.
11.º Muito positivo o facto das delegações regionais do IPJ, anteriores e actuais estarem presentes e darem o seu testemunho sobre a evolução do projecto, independentemente das convicções políticas individuais, colocando o interesse geral no topo, facto sem dúvida digno de mainstream.
12.º Os resultados do Encontro foram muito positivo e sem dúvida replicar e alargar este tipo de fóruns.

Sem comentários: