18 maio 2007

Testemunho das crianças da E.B. 1 de Arraiolos

Este é um artigo publicado por crianças no próximo número do Jornal "Arrivar":

"Participação do 4º G da E.B. 1 de Arraiolos no Projecto Escola Alerta 2006-2007

Nós somos alunos do 4º ano, da turma G, da Escola E.B. 1 de Arraiolos.
Na nossa turma temos uma colega, a Lurdes, que tem uma deficiência chamada «Spina Bífida com hidrocefalia». Por causa desta deficiência, ela não consegue andar e precisa de uma cadeira de rodas para se deslocar.
Como queremos que a Lurdes possa fazer tudo o que nós fazemos, fomos à Escola E.B. 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos, para vermos as dificuldades que ela vai encontrar, no próximo ano lectivo, quando formos frequentar o 5º ano. Observámos e apontámos algumas barreiras.
Quando chegámos à nossa escola, formámos grupos de trabalho para registar as barreiras que encontrámos e sugerirmos algumas soluções.
Com os trabalhos de grupo fizemos um livro a que chamámos «Estamos Alerta!» e
participámos no projecto “Escola Alerta - 2006-2007”, que tem como objectivo a sensibilização dos
jovens para a igualdade de oportunidades.
No dia 17 de Abril fomos ao Alandroal à cerimónia de entrega dos prémios distritais do
projecto “Escola Alerta! 2006/2007”. Visitámos a exposição de todos os trabalhos participantes, assistimos à actuação do Rancho Folclórico da Cercimor e à apresentação dos trabalhos participantes.
Seguiu-se a entrega aos vencedores dos respectivos prémios e diplomas, e nós ficámos muito orgulhosos porque o nosso trabalho foi o vencedor da Categoria I, ou seja, a Categoria do 1º ciclo. Recebemos diplomas, uma medalha e um prémio de 600 € em material didáctico.
Após a entrega de prémios assistimos a um momento de música e animação apresentado pelo Grupo de Dança da Cercimor.
No final participámos num almoço-convívio e regressámos a Arraiolos felizes pela participação no projecto e por ajudarmos a nossa colega.
Os alunos do 4º G
E.B. 1 de Arraiolos"

Sem comentários: