01 outubro 2007

DESENVOLVIMENTO RURAL: Resultados e Novas Oportunidades

No dia 27 de Setembro de 2007, o Monte - A.C.E. promoveu um Seminário denominado "DESENVOLVIMENTO RURAL - Resultados e Novas Oportunidades" no Centro Cultural de Redondo.
Os principais objectivos desde evento foram: por um lado, apresentar os resultados da Iniciativa Comunitário Leader + no Alentejo Central; e por outro, desenvolver três ateliers de trabalho com vista à criação de um itinerário para apresentar na Universidade Rural Europeia a realizar em Junho de 2008 na Polónia.
No Seminário "DESENVOLVIMENTO RURAL: Resultados e Novas Oportunidades" participaram aproximadamente cem pessoas. O público deste Seminário foi diversificado e heterogéneo, participaram desde promotores do Leader +, técnicos da administração pública, investigadores, estudantes universitários, empresários, técnicos de desenvolvimento e dirigentes.

Neste evento, a Directora Técnica do Monte- A.C.E. apresentou os resultados da execução do Leader+ no Alentejo Central. Destaque para a comunicação do Eng.º Rui Veríssimo Batista, chefe da Unidade de Gestão Nacional do Programa Leader +. Foi também apresentada a APURE - Association pour les Universités Rurales Européennes pelo seu próprio Presidente - Sr. Camilo Mortágua.
Ainda durante a manhã, os participantes no Seminário ficaram a conhecer em pormenor o Projecto de Cooperação Leader+ denominado "Mais Além" resultante de uma parceria entre o Monte-ACE, a ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro - Sul e a ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega.

Durante a tarde, a sessão assentou em formato de workshop tendo como objectivo construir um itinerário para a Universidade Rural Europeia que vai decorrer em 2008 na Polónia. Os participantes repartiram-se em três grupos nomeadamente:
Atelier 1:"O desenvolvimento rural e os novos produtos turísticos". O orador foi o Sr. Duarte Melo Guimarães proprietário do Turismo de Aldeia de São Gregório, Borba. A dinamização deste atelier coube aos representantes da Trilho e da ADMC.
Atelier 2: "Gestão Sustentável da Paisagem Rural". A oradora foi a Professora Teresa Pinto Correia da Universidade de Évora. Os dinamizadores foram os representantes da ADIM e da ADRAT.
Atelier 3: "O artesanato e o seu potencial turístico - uma perspectiva de futuro". A oradora foi a Eng.ª Ana Talhinhas da Câmara Municipal de Fronteira. Os dinamizadores foram a Aliende e a ADRACES.

Durante a pausa da manhã foi servida aos participantes uma Merenda Rural com produtos da Loja "Portugal Rural". Após o Seminário foi servido uma Merenda Rural e um Alentejo de Honra.
Os trabalhos do projecto "Mais Além" vão continuar, está previsto um evento para Março de 2008 sobre o tema "Gestão da Paisagem de um Território" e em Maio de 2008 com o tema "Ambiente e Turismo".

Durante o Seminário ocorreu o lançamento da Semana Promocional "Alentejo Rural" da Loja do Mundo Rural.

Sem comentários: