16 outubro 2007

Dia internacional para a Erradicação da Pobreza

Anualmente, celebra-se no dia 17 de Outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, este ano não é excepção.
Segundo parecer do Conselho Europeu, em Portugal “A situação em matéria de pobreza e exclusão social continua a ser preocupante: em 2001, 20% da população estava exposta ao risco de pobreza e 15% encontrava-se em risco de pobreza persistente. As provas empíricas disponíveis apontam também para a existência de graves problemas de privação material nos agregados familiares”.
O barómetro estatístico Eurostat coloca Portugal como o país da União Europeia (a 15 países) com maior desigualdade na distribuição de rendimentos. Apresenta uma das maiores taxas de risco de pobreza e com baixas condições de vida (privação material), senão vejamos, o rendimento per capita é cerca de 70% da média comunitária.
Portugal, à semelhança da União Europeia, é um país envelhecido e as projecções demográficas apontam para o agravamento futuro desse cenário. O número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos ultrapassa em 8.7 por cento o grupo etário até aos 14 anos e corresponde a 25 por cento da população entre os 15 e os 64 anos.
No país em geral, e no Alentejo em particular, importa sem dúvida promover medidas de apoio à natalidade. Na edição do Expresso deste fim-de-semana temos um artigo interessante.

Sem comentários: